domingo, 4 de maio de 2014

RESENHA - Enders (Lissa Price)

Eles não vão ajudar você.
Eles não podem ajudar você.
Você está SOZINHA.

Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do irmão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.


Heeeeey, Voltei! A 5 (cinco) meses atrás eu fiz uma resenha de Starters, paralelamente extremamente indignado porque a continuação (Enders) parecia não sair nunca (!) Maaaas... SAIU! E aqui estou eu muitíssimo feliz vindo aqui para: 1 - Matar o atraso de 2 meses sem postagens (chora) 2 - Pra falar pra vocês que ENDERS é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o.


Esta RESENHA contem SPOILERS, portanto, é aconselhável que você tenha lido o livro, dito cujo foco dessa discussão. 

Bom, primeiramente pra falar de Enders é preciso que você tenha lido Starters (óbvio), mas... como alguns podem já ter lido há algum tempo atrás é provavel que não lembrem muito do que aconteceu no primeiro e portanto eu aconselho a dar uma lida na minha resenha de Starters: http://surtoliteral.blogspot.com.br/2013/12/starters-resenha.html

A primeira coisa que eu fiz logo após acabar o livro foi fechá-lo e dizer: - WTF!, por que, mano, se eu reclamei que Starters não me agradou muito por ter deixado muitas perguntas, Enders me agradou DEMAIS porque ele respondeu todas elas. SIM! Isso mesmo, durante todas as 283 páginas de Enders, Lissa Price fez questão de responder minunciosamente cada mínimo questionamento deixado para trás. 

Em Enders vemos Callie em busca da descoberta sobre que poderia ser o tão temido Velho, e nessa busca ela acaba esbarrando com o filho dele - que na verdade não é filho e sim o velho e eu fiquei puta confuso com isso - enquanto ela descobre, no meio de toda essa confusão, que seu pai ainda está vivo e que pode estar em posse do velho, a deixando com ainda mais vontade de encontrá-lo.

O grande plot do segundo, e último, livro é a possibilidade de uma metal (starter que ainda possui o chip após a destruição da prime destinations) entrar no corpo do inquilino e controlá-lo. Definitivamente uma sacada brilhante da autora e que, confesso, me deixou muito animado na leitura.

*fim dos spoilers

Mas, fora os spoilers (que são impossíveis de não serem comentados quando se trata de falar de uma sequência), Enders é um livro muito bom mesmo, que em comparação com Starters, sana todos, TODOS, os problemas em questão de ritmo e respostas às muitas perguntas que ficam.

No geral, Enders é um livro que prende a atenção do leitor até o último minuto, não pecando no seu grand finale, que também é perfeito!

Nota: ✭✭✭ + favorito



P.S.: Sim, eu dei 3 estrelas porque, apesar de todos os elogios ao fim da duologia, eu ainda prefiro o primeiro livro (me julguem hehe).

P.S.S.: Peço desculpas por ter ficado off por tanto tempo, e prometo tentar postar mais regularmente agora.




Abraços e espero que tenha gostado.
Matheus
@Surtoliteral

Nenhum comentário:

Postar um comentário